Design thinking e produtos digitais: uma relação necessária

O design thinking é uma metodologia cada vez mais relevante no processo de criação de produtos, com o objetivo de aprimorar soluções e buscar alternativas inovadoras no mercado.


Com o design thinking, é possível explorar mais a fundo o problema, os usuários e o produto digital. Entenda como funciona esse processo, suas vantagens e como utilizá-lo no seu projeto.


O que é design thinking

O design thinking é um conjunto de práticas utilizadas para oferecer produtos e serviços de acordo com a real necessidade dos clientes. 


Esse método é cada vez mais utilizado por negócios que desejam aperfeiçoar seus serviços de forma ágil, intuitiva e planejada, uma vez que aproveita o potencial criativo e a empatia além da criação do produto em si.


É uma abordagem que busca a solução de problemas de forma colaborativa, sempre com uma perspectiva empática com seus stakeholders. Todas as pessoas envolvidas na ideia são colocadas no centro de todo o desenvolvimento do produto, não somente o consumidor final.


O design thinking possui algumas etapas, que resumidamente são: empatia, definição, ideação, prototipagem, testes e implementação. As etapas podem ocorrer paralelamente e podem ser revisadas a qualquer momento.


Por que usar o design thinking na criação de produtos digitais?

Produtos digitais são soluções inovadoras para problemas que podem ser complexos e mal definidos. A criação desses produtos exige um constante aprimoramento para chegar a um resultado útil, confiável e desejável.


O design thinking traz um entendimento mais profundo e realista sobre o problema antes de partir para a solução em si, que é o produto digital. Isso aumenta as chances de desenvolver uma solução inovadora e prototipar ideias o mais cedo possível, tendo feedbacks relevantes e que realmente vão agregar ao produto.


Com o design thinking, você deixa de construir produtos inadequados ao uso, que não são necessários ao usuário ou que foram mal desenvolvidos e passa a criar soluções que realmente são capazes de ajudar o usuário.


Como é feito na prática

Falamos até aqui que o design thinking é uma metodologia para solução de problemas que usa o mindset e ferramentas de design. Mas essa é também uma abordagem prática! 


O processo de design thinking é orientado para a experimentação e centrada no usuário. Esses dois conceitos se apresentam na prática a partir da pesquisa com usuários e da prototipagem de ideias.


O design do produto digital é feito enquanto esse processo acontece. Ao mesmo tempo que o problema é entendido e a empatia pelo usuário é criada, o produto em si é estruturado e prototipado. 


Vamos começar?

Aqui na Vibryt, o design thinking está presente na concepção de todos os nossos produtos digitais. Podemos desenvolver o seu projeto com as melhores metodologias, com o foco no usuário e na agilidade.


Quer saber como podemos ajudar seu negócio? Entre em contato!

BRASIL
Contato - (11) 93043-3311
Praça Maastrich, 200 - Euroville Office
Torre 2 - Salas 403 e 404 - Bragança Paulista - SP
USA
420 Lexington Ave, 30th Floor
New York, NY 10170
Phone: (212) 235-5300
Fax: (212) 235-5329