Aprenda a pensar como o seu cliente com um mapa de empatia

Entender o usuário é um dos maiores desafios para quem desenvolve produtos e experiências digitais. Felizmente, existem ferramentas que ajudam nesse processo, como o mapa de empatia! 


O mapa de empatia é uma ferramenta colaborativa que permite conhecer a fundo seu público-alvo e se colocar no lugar de cada persona para identificar suas dores e necessidades, trazendo uma visão mais clara do que o seu produto deve oferecer.


Saiba como funciona um mapa de empatia e como ele pode ser útil para o seu projeto.


O que é um mapa de empatia?

O mapa de empatia é um canvas que pode ser feito em uma lousa, papel sulfite ou no computador. Nele, é colocado a persona no centro e é respondido uma série de perguntas sobre ela, suas necessidades e desejos. 



A ideia é tentar se colocar no lugar de uma persona específica do seu público-alvo e compreendê-la, a fim de entender seu comportamento e pensar em soluções ideais para os seus problemas.


Ter essa empatia pela persona é fundamental para profissionais de diversas áreas, então o mapa de empatia é uma ferramenta versátil para qualquer tipo de projeto.


Para quem atua com UX design e desenvolvimento de produtos digitais, como nós na Vibryt, é essencial fazer pesquisas aprofundadas para entender quais soluções atendem as necessidades dos seus clientes. Sem empatia, um produto pode até ser inovador, mas não será verdadeiramente útil e relevante ao usuário.


Como criar um mapa de empatia: passo a passo

Para criar um mapa de empatia, é preciso ter em mente quem é a persona do seu negócio. Defina características como gênero, idade, profissão, grau de escolaridade, localidade, gostos, etc. Assim, você terá o Perfil de Cliente Ideal (ICP) e conseguirá construir o mapa a partir desse perfil e seis perguntas-chave.


1. O que vê?

Esse primeiro quadrante do mapa fala dos estímulos visuais que a sua persona recebe. Nele, você deve responder perguntas como:


  • O que essa pessoa vê na internet e nas redes sociais? Qual tipo de conteúdo consome?

  • Em qual tipo de plataforma ele busca informações? (Jornais, sites de notícias, programas de tv, etc)

  • O que essa pessoa vê acontecendo no seu cotidiano e círculo social?


2. O que ouve?

Essa pergunta busca responder não somente o que a sua persona ouve no sentido sonoro, em conversas, podcasts ou músicas, mas também as fontes que essa pessoa busca ouvir para receber opiniões. Por exemplo:


  • Quais ideias e pessoas influenciam a persona?

  • Quais são as suas marcas favoritas?

  • Quais meios de comunicação mais utiliza para se informar?


3. O que pensa e sente?

Essa etapa é importante para analisar como o seu cliente ou usuário se sente em relação ao processo de usabilidade.


  • Como o usuário se comporta?

  • Quais são as suas preocupações?

  • Quais sentimentos podem surgir diante de uma solução para essas preocupações?


4. O que fala e faz?

O que você imagina que sua persona fale ou faça em relação à sua marca ou ao problema que ela se propõe a solucionar? Responder perguntas como essa pode te ajudar:


  • Sobre o que a sua persona costuma falar?

  • Quais são seus hábitos diários?

  • O que ela costuma fazer quando precisa resolver um determinado problema?


5. Quais são as suas dores?

Quando nos colocamos no lugar do nosso cliente, acabamos criando hipóteses sobre quais são os possíveis problemas que ele enfrenta no seu cotidiano. Assim, podemos diagnosticar as dores desses usuários para aprimorar nosso modelo de negócio.


  • Quais são as frustrações da sua persona?

  • Quais obstáculos precisa ultrapassar para conseguir o que deseja?


6. Quais são as suas necessidades?

Com base nas dores, identifique também quais são as necessidades do cliente. Assim você será mais assertivo na hora de desenvolver uma solução útil e diferenciada!


  • O que a sua persona precisa para solucionar seus problemas?

  • Onde ela quer chegar?


Precisa de ajuda para aplicar essa estratégia?

Na Vibryt, entender o cliente faz parte dos nossos processos na criação de produtos digitais como sistemas, aplicativos e portais. Temos como objetivo sempre desenvolver a solução mais adequada às dores e necessidades do usuário, seja qual for o projeto.


Entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos ajudar você na concepção do seu produto: www.vibryt.com


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